Bem Vindos...

Primeiro, desejo as boas vindas a todos que visitam o Blog.


Neste espaço, pretendo expor um pouco dos meus pensamentos sobre diversas coisas: atualidades, política, Direito e tudo mais aquilo que julgar interessante e tiver um pouco de conhecimento para dividir.


Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas espero respeitar e ser respeitado nas minhas opiniões, pois "todo ponto de vista é a vista de um ponto..."



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um clássico no fim do dia...


Para fechar a noite, após ouvir algumas músicas e trabalhar um bocado, um clássico! 


Marvin

"Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro, era um grande coração
Ganhava a vida com muito suor
E mesmo assim não podia ser pior
Pouco dinheiro pra poder pagar
Todas as contas e despesas do lar
Mas Deus quis vê-lo no chão
com as mãos levantadas pro céu
Implorando perdão
Chorei, meu pai disse: "Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer."
Três dias depois de morrer
Meu pai, eu queria saber
Mas não botava nem um pé na escola
Mamãe lembrava disso a toda hora
Todo dia antes do sol sair
Eu trabalhava sem me distrair
Às vezes acho que não vai dar pé
Eu queria fugir, mas onde eu estiver
Eu sei muito bem o que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro, não me deixa esquecer
Ele disse:
"Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"
E então um dia uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho de um ano inteiro
E aos treze anos de idade eu sentia todo o peso do mundo em minhas costas
Eu queria jogar mas perdi a aposta.
Trabalhava feito um burro nos campos
Só via carne se roubasse um frango
Meu pai cuidava de toda a família
Sem perceber segui a mesma trilha
Toda noite minha mãe orava
Deus, era em nome da fome que eu roubava
Dez anos passaram, cresceram meus irmãos
E os anjos levaram minha mãe pelas mãos
Chorei, meu pai disse: "Boa sorte"
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
Disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer."
"Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"
(Nando Reis)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

E já vai começar a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro


Meus Caros amigos,

Já está disponível a programação da Feira do Livro, conforme pode-se verificar pela nota divulgada no site da Secult. A programação do evento está disponível no link abaixo e pelo que vi grandes escritores marcarão presença, como Ariano Suassuna e Luís Fernando Veríssimo, os quais estarão aqui para o Papo Literário. Bem, só conferir a programação abaixo.


XVI Feira Pan-Amazônica do Livro
De 21 a 30 de setembro , o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), promove a XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Este ano, a Feira tem como país convidado Portugal e rende homenagens ao grande maestro santareno Wilson Fonseca, o saudoso Mestre Isoca, patrono do evento. A abertura da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro ocorre no dia 21, sexta-feira, às 19 horas. Nos demais dias, o público pode visitar o evento das 10 às 22 horas.
Você que quer participar da Feira, fique atento, pois algumas atividades precisam ser agendadas previamente. Este é o caso da programação do Papo Cabeça, cursos, oficinas, palestras, seminários e programação infantil. Para agendá-las ligue para 4009-8745 ou 4009-8746, de 9 às 18 horas, ou escreva para o email fpanamazonica@yahoo.com.br

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O que ela disse sobre a sua conta de energia elétrica!

A Presidente (desculpe-me, mas prefiro assim) Dilma se pronunciou no início do mês afirmando que haverá redução média de 16% na tarifa de energia para consumidores residenciais, e 28% para os industriais. isto faz parte de um pacote de incentivos do governo a economia e a indústria. Sem dúvida afetará a vida da população, seja por proporcionar a oportunidade de pagar menos em sua conta de energia, pois todos sabem que cada pouquinho economizado pode ser revertido em melhor alimentação, ou seja, pela redução do preço das mercadorias, isso se os empresários repassarem para os consumidores a diminuição, e não simplesmente aumentarem sua margem de lucro. No frigir dos ovos, o que importa é que de uma maneira ou de outra a população sentirá os efeitos das medidas adotadas a partir de 2013.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Escritório Virtual da OAB/PA. Controle seus Processos.

A OAB Pará está disponibilizando gratuitamente para todos(as) advogados(as) um programa de gerenciamento de processos, o Escritório Virtual. Este software servirá para você advogado ter controle de seus processos, inclusive permite fazer o controle financeiro de seu escritório, permitindo até mesmo manter agenda de compromissos e contatos dos clientes. Penso que é uma excelente iniciativa da OAB/PA, vale a pena conferir.









Ministro Cesar de Mello aprovou a Indicação de Teori Zavascki.



O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Celso de Mello afirmou nesta segunda-feira que a presidente Dilma Rousseff foi "extremamente feliz" ao indicar o nome de Tori Zavascki para a vaga deixada pelo colega Cezar Peluso. 

Para o ministro, se Zavascki for nomeado antes do final do julgamento do do mensalão, ele poderia participar do que estiver em debate e que não tiver sido tratado por Peluso.


"Tudo vai depender da celeridade com que o Senado da República aprecie a indicação e também da presidente da República em promover formalmente a nomeação", disse. "Tomando posse no STF e não se achando concluído o julgamento, o novo ministro só não poderá decidir aquelas questões decididas pelo ministro Cezar Peluso


Questionado se Zavascki poderia pedir vista, Celso de Mello respondeu: "Teoricamente, qualquer ministro pode pedir vista", argumentou.
Sobre a nomeação, o mais antigo ministro do Supremo afirmou que Teori Zavascki é um "excelente jurista, autor de importanes obras e que tem tido uma atuação magnifica no Superior Tribunal de Justiça. Entendo que o Supremo Tribunal Federal se enriquece com a presença de um grande e notável juiz".

Do Site Folha de São Paulo.

O novo notável do STF: Teori Zavascki.

O ministro Teori Zavascki, indicado para ocupar a vaga de Cezar Peluso no STFA presidente Dilma Rousseff convidou o ministro Teori Zavascki, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para assumir a vaga aberta com a aposentadoria de Cezar Peluso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Informado pelo Palácio do Planalto, Teori Zavascki aceitou o convite.


A indicação do novo titular do STF já foi comunicada ao presidente da corte, Carlos Ayres Britto, que, por sua vez, avisou a outros ministros, que nesta tarde realizam mais uma sessão de julgamento do mensalão.

Ele deve entrar no lugar de Cezar Peluso, que se aposentou dia 3 em meio ao julgamento do mensalão. Procurado pela Folha nesta segunda-feira, ele evitou falar sobre a indicação ao STF: "Não confirmo nem desminto. Não é hora para declarações".

Ele estava em viagem com a família e foi chamado para retornar a Brasília para ser avisado da escolha pela presidente Dilma. Teori Zavascki estava entre os principais cotados para substituir Peluso. Seu nome era visto como um dos mais técnicos e discretos para a vaga.

Zavascki foi convidado por Dilma nesta manhã. Dois auxiliares da presidente confirmaram à Folha que ele foi indicado para ser o substituto de Peluso e que o anúncio será feito nas próximas horas. A indicação será publicada amanhã no "Diário Oficial da União".
Para assumir o cargo, Zavascki precisa ainda ser sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e, em seguida, aprovado pelo plenário da Casa. Não há um prazo definido para a sabatina --cabe ao presidente da comissão, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a definição da data em que a sabatina entra na pauta da CCJ.
Natural de Faxinal dos Guedes (SC), ele tem 64 anos e está desde 2003 no STJ. Antes, foi desembargador do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), com sede em Porto Alegre e abrange a região Sul do país. Zavascki também é professor de direito.

(VERA MAGALHÃESANDRÉIA SADI, DO PAINEL, FLÁVIA FOREQUE E LEANDRO COLON, EM BRASÍLIA)

Informações retiradas do site da Folha de São Paulo.

domingo, 9 de setembro de 2012

Petrobrás e o crime ambiental



Petrobrás comete crime ambiental! Será? 

Podemos aceitar que uma estatal cometa este tipo de crimes, tome atitudes irresponsáveis? Penso que as empresas estatais deveriam ter um protocolo padrão de exemplo ao setor privado. 
Segue abaixo a notícia.

Do Blog do Josias.

_____________________________________

PF acusa Petrobras de verter poluentes no mar

 
Numa investigação iniciada em agosto de 2011 e concluída há dois meses, a Polícia Federal descobriu que a Petrobras derrama poluentes em alto-mar. Chama-se Fábio Scliar o delegado que comandou o inquérito. Ele chefia a Divisão de Crimes Ambientais no Rio de Janeiro.
O delegado indiciou dois gerentes da Petrobras por crime de poluição. Em relatório datado de 13 de julho de 2012, informou sobre seus achados ao Ministério Público Federal. Destinatário da peça, o procurador da República Renato Machado prepara uma denúncia criminal contra a estatal petroleira.
Deve-se a revelação da novidade aos repórteres Diego Escosteguy, Marcelo Rocha, Murilo Ramos e Leandro Loyola. Produziram uma reportagem que pode ser lida aqui. Contam que a investigação do delegado Scliar concentrou-se na Reduc, Refinaria de Duque de Caxias, a quarta maior da Petrobras. A notícia traz a reprodução de trechos do relatório da PF (veja abaixo).
O delegado recebera a denúncia de que a estatal estava descartando sem o tratamento exigido pela legislação ambiental a água de produção de suas plataformas, também chamada de “água negra”. Trata-se de uma mistura de água do mar com substâncias tóxicas que vêm junto com o óleo extraído nas plataformas.
Antes de enviar o petróleo às suas refinarias, a Petrobras retira a água negra do petróleo. Quanto mais puro o óleo, maiores os lucros. O que sobra é descartado. O delegado Scliar refez o caminho de parte da produção da Reduc. Ao inquirir os responsáveis pela área de poluição, farejou a encrenca: o descarte se dá sem o necessário tratamento.
A água negra é bombeada para os tanques de navios, que a despejam em alto-mar. Vão ao oceano substâncias tóxicas que ameaçam a fauna aquática –graxa, metais como bário, berílio, cádmio, cobre, ferro e elementos radioativos. Estima-se que, no ano passado, foram vertidos no mar 546 mil metros cúbicos de água negra não tratada. Coisa suficiente para encher 218 piscinas olímpicas. Tudo isso sem nenhum tipo de fiscalização da Agência Nacional de Petróleo e do Ibama.
Sem acesso às plataformas da Petrobras, a PF varejou duas unidades que recebem, em terra, parte da produção das plataformas do Rio: os terminais de Ilha Grande e de Cabiúnas. É nesses terminais que a água negra é separada do petróleo.
Ouvido pelo delegado Scliar, o gerente de Cabiúnas, Paulo Nolasco Barreto, afirmou que o terminal “não possui estação de tratamento de efluentes”. Existe uma estação antiga. Mas está desativada, “há cerca de seis ou sete anos”, admitiu o funcionário da estatal. O gerente do terminal de Ilha Grande, Virmar Muzitano, relatou coisa parecida ao delegado. Ali também havia uma estação de tratamento. Porém, foi desativada por “ter ficado obsoleta.”
Dos terminais terrestres, a água negra e o óleo seguem para a Reduc. Ali, tampouco há estações de tratamento para extrair as substâncias tóxicas do material a ser descartado. O delegado inquiriu também Flávio Santos de Araújo, gerente executivo da Petrobras na área de meio ambiente. Ele declarou que desconhecia que as estações de tratamento estavam desativadas. Disse que “são tantas as unidades da Petrobras” sob sua gerência que “não há como conhecer essas informações.”
Tomou-se ainda o depoimento de Antônio César Aragão Paiva, gerente da Reduc. Admitiu à PF que a refinaria não trata a água negra que recebe. Na sequência, ouviu-se Carla Gamboa, outra gerente da Petrobras. Ecoando o colega, ela reconheceu ao delegado que a refinaria, de fato, se abstém de tratar os poluentes. Disse que a Petrobras planeja, desde 2007, realizar investimentos para atenuar o problema.
Responsáveis diretos pelo descarte da água negra que chega à Reduc, os gerentes Antônio César e Carla Gamboa foram indiciados pela PF por crime ambiental. Se condenados, podem pegar de um a cinco anos de cadeia.
Ficou boiando nas folhas do inquérito realizado no Rio uma indagação: em que outras partes do mapa brasileiro a Petrobras comete a mesma negligência? Em busca da resposta, o procurador Renato Machado decidiu adotar uma providência adicional.
Além de preparar a denúncia criminal decorrente da investigação da PF, vai requerer à Procuradoria-Geral da República, em Brasília, a abertura de apurações em todos os Estados com plataformas da Petrobras em sua costa.
Procurada, a estatal manifestou-se por meio de nota. A despeito dos depoimentos que recheiam o inquérito, a Petrobras anotou: “O tratamento de água produzida nas plataformas de produção da Petrobras segue o padrão de descarte estabelecido pela Resolução Conama 393, semelhante aos padrões dos Estados Unidos e da Europa.”
Diz o texto que “as plataformas que realizam descarte de água produzida o fazem com aprovação do Ibama em processo de licenciamento ambiental, obedecendo ao parâmetro estabelecido pela Resolução Conama.”
A Petrobras acrescenta que “como outras empresas operadoras de plataformas, coleta amostras diariamente e as análises seguem fielmente a legislação vigente. Também informa anualmente através de relatórios os resultados de monitoramentos realizados e metodologias adotadas em cumprimento à Resolução do Conama 393. O Ibama dispõe de todos os relatórios.”

sábado, 8 de setembro de 2012

Apoio entre PT e PSDB: Curiosidades da política! Isso pode acontecer em Belém?

   

Confiram o Post do Blog do Josias, muito interessante por sinal.






 x

O último Datafolha trouxe dados que ativaram a memória de tucanos e petistas. Segundo o instituto, Celso Russomanno venceria qualquer adversário no segundo turno se a eleição fosse hoje. Contra José Serra, prevaleceria por 58% a 30%. Contra Fernando Haddad, venceria por 56% a 30%.
Operadores da campanha tucana de Serra e do comitê petista de Haddad começam a se dar conta do óbvio: mantido o cenário, PT e PSDB dependerão um do outro para evitar o triunfo do inusitado. Russomanno desempenha na disputa de 2012 o papel representado por Paulo Maluf nas eleições de 1998 e de 2000.
Numa, Mario Covas foi reeleito governador de São Paulo com o apoio do PT. Noutra, Marta Suplicy elegeu-se prefeita da capital com o suporte do PSDB. Em ambas Maluf emergira do primeiro round com votação e cara de favorito. A adoção do modelo ‘um por todos e todos contra Maluf’ foi vital para derrotá-lo.
Esboça-se agora uma quadro semelhante. Com uma diferença: embora reconheçam que Russomanno talvez exija a mesma união de esforços, tucanos e petistas crêem que, dessa vez, será mais difícil estreitar a inimizade. Nos 14 anos decorridos desde 1998, formou-se um quase intransponível manancial de rusgas.
Em 1998, Covas passara raspando para a segunda fase da disputa. Superara Marta pela estreita margem de 0,4% dos votos válidos. Coisa de 70 mil cabeças. As urnas mal haviam sido contadas e José Serra tocou o telefone para casa de Marta. “Ele era a pessoa, naquele momento, mais próxima de mim no PSDB”, recordaria ela mais tarde, num depoimento à Fundação Mario Covas (vídeo disponível aqui).
De acordo com o depoimento de Marta, Serra lhe disse: “Nós estamos querendo que você apoie” o Covas. Embora ainda não tivesse digerido a derrota, que atribuiu a uma “manipulação” das pesquisas, ela diz ter respondido assim ao apelo de Serra: “Não tenho nenhuma dúvida de que vou apoiar. E apoiei.”
Hoje, é Serra o candidato do PSDB, não Covas. Ele faz dos ataques à gestão de Marta na prefeitura um dos pilares de sua campanha. Se telefonar para a ex-quase-amiga talvez nem seja atendido. De resto, em duas malogradas cruzadas presidenciais –2002 contra Lula e 2010 contra Dilma Rousseff— Serra ateou no petismo os mais primitivos instintos de aversão.
Dava-se algo diferente com Covas. Mesmo os mais fervorosos antagonistas do PT o respeitavam. Afora o apoio de Marta, ele obteve na batalha contra Maluf a adesão de outros dois petistas de peso. O tucano José Aníbal, hoje secretário de Energia do governo Geraldo Alckmin, rememora:
“A uma semana da eleição, numa segunda-feira, peguei o Mario [Covas] às quatro da manhã. Fomos na fábrica da Ford e a uma reunião com sindicalistas em São Caetano. Depois, fomos à prefeitura de São Bernardo. O prefeito era o Maurício Soares. Tinha sido do PT, advogara para o sindicalista Lula. Naquele instante, estava no PSDB.”
Segundo Aníbal, Covas convidou para uma conversa na prefeitura o petista Luiz Marinho, então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. “Foi um papo muito bom. O Marinho disse ao Mario: “governador, pode contar com o meu apoio.” Ouça-se mais um pouco de Aníbal: “Dali, rumamos para a prefeitura de Santo André, que era comandada por Celso Daniel.”
De novo, Covas saiu da conversa com o apoio do interlocutor. Mais do que isso: “Ele nos pediu que mandássemos rodar um jornal de uma folha. De um lado, o apoio dele ao Mario. Do outro, o apoio do Luiz Marinho”, relata Aníbal. “Já no carro, eu disse ao Mario: nós vamos ganhar. E ele: ‘é, parece que vamos.’ À noite, o jornal já estava sendo distribuído na região do ABC” paulista. Dali a seis dias, Covas bateria Maluf.
Hoje, Celso Daniel é uma lápide e Luiz Marinho é prefeito de São Bernardo e candidato de Lula ao governo de São Paulo em 2014. Tudo o que não deseja é que o PT se converta em azeitona na empada do PSDB de Serra e, sobretudo, de Geraldo Alckmin, seu provável adversário.


Na eleição municipal de 2000, inverteram-se os papéis. Candidato do PSDB à prefeitura, Alckmin foi barrado nas urnas do primeiro turno. Dessa vez, foi Marta quem escorregou para o segundo round contra Maluf, de novo um contendor com semblante de favorito. “Eu fui conversar com o Covas, querendo o apoio dele”, ela conta. “Ele não teve nenhuma dúvida: ‘Vou falar com o Geraldo…’ O Alckmin também me apoiou.”
Àquela altura, Covas já havia sido abalroado pelo câncer que lhe tiraria a vida cinco meses depois. “Ele ia se internar naquele dia”, relembrou Marta. “Isso a gente não esquece.” A candidata convidou Covas para um ato de apoio à sua campanha, que ocorreria no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. “Pra mim, é vital que você venha, porque pode ser um diferencial. E aí ele foi. Ele estava muito mal já. Disse: ‘Marta, eu adiei a entrada no hospital porque não quis correr risco. Acho que é importante você ganhar. Eu agradeci, fiquei muito emocionada, dei um beijo nele.”
Empurrado por Covas, o grosso do tucanato pegou em lanças por Marta. E Maluf migrou novamente da condição de favorito para a de derrotado. Hoje, Covas é uma sepultura e Alckmin é governador e candidato à reeleição em 2014. Tudo o que não deseja é que o PSDB vire cobertura de chantili numa torta de morango do PT de Haddad.
Maluf continua frequentando o palco. Com duas diferenças: agora, ele é procurado pela Interpol e tenta impedir a repatriação de US$ 22 milhões que o Ministério Público diz terem sido desviados da prefeitura para o paraíso fiscal de Jersey. Mas já não é visto como ameaça. Ao contrário, teve o apoio disputado pelos ex-rivais.
Russomanno é uma oportunidade que Maluf deixou de aproveitar. Negou-lhe a legenda do PP e forçou a transferência dele para o nanico PRB. Sem candidato, Maluf foi cortejado pelo PSDB. Mas Alckmin esnobou-o numa  reivindicação fisiológica por cargo. No Estado, manteve o apoio ao governo tucano. Porém…
Premiado por Dilma Rousseff com uma secretaria do Ministério das Cidades, Maluf bandeou-se da candidatura de Serra para a de Haddad. De quebra, renovou o prontuário numa foto histórica. Posou nos jardins de sua mansão ao lado de Lula e do seu pupilo. Agora, o ex-nefasto coabita a coligação com Marta. Ela fez cara de nojo. Mas já levou a cara à propaganda de Haddad.
No centro de um palco tão crivado de ironias, PT e PSDB ruminam uma certeza. Os dois lados consideram que a eventual vitória de Russomanno conduzirá São Paulo ao desastre. Mas se Deus descesse neste final de semana à Terra para perguntar ‘a cidade ou as conveniências partidárias?’, tucanos e petistas gritariam: às favas com a cidade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Se sentindo a pessoa mais burra...


Este é um vídeo do Gabriel Chalita, candidato a prefeito por São Paulo, contando uma experiência na Universidade durante seu mestrado, quando um professor disse que um trabalho produzido por ele durante seis meses era um verdadeiro lixo. Acho que muitas pessoas já encontraram professores assim! Mas será mesmo que o trabalho tava tão ruim assim...rs

No mínimo intrigante!

Postagem retirada do Blog Espaço Aberto.


Empresário recebe caixão de "presente"



Empresário que reside num dos mais elegantes edifícios do bairro de Nazaré está apavorado.
Apavoradíssimo.
Octogenário, recebeu encomenda das mais macabras na noite do último sábado à noite.
A encomenda era nada mais, nada menos que um caixão desses pequeninos, de bebê.
O caixão chegou, evidentemente, embrulhado à portaria do prédio.
O porteiro foi levar o embrulho até o apartamento do destinatário.
Mas a encomenda escapuliu das mãos do porteiro e acabou caindo no chão.
Ao cair, o caixão, que estava embrulhado, acabou aparecendo, para horror do porteiro, que mesmo assim o entregou ao destinatário.
A leitura do empresário é de que a encomenda é um claro aviso de ameaça de morte a ele ou a algum de seus familiares.
Pelo sim, pelo não, ficou de registrar a ocorrência na polícia.
E independentemente disso, vai cuidar cada vez mais da própria segurança.

sábado, 1 de setembro de 2012

E quanto pesa?

O senhor fala que carregou dois pesos, eu carreguei esse peso por sete anos!, afirmou Barbosa durante outra discussão com o ministro Ricardo Lewandowski, desta vez no final da primeira sessão dedicada aos votos  Foto: STF/Divulgação

"O senhor fala que carregou dois pesos, eu carreguei esse peso por sete anos!", afirmou Barbosa durante outra discussão com o ministro Ricardo Lewandowski, desta vez no final da primeira sessão dedicada aos votos

Até aluno de quarta série...

A Câmara (dos Deputados) pagou por texto que até aluno da quarta série escreveria, afirmou o ministro Cezar Peluso durante a leitura de seu voto, que condenou o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva e peculato, e Marcos Valério por todos os crimes dos quais o réu é julgado  Foto: Agência Brasil


 "A Câmara (dos Deputados) pagou por texto que até aluno da quarta série escreveria", afirmou o ministro Cezar Peluso durante a leitura de seu voto, que condenou o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) por corrupção passiva e peculato, e Marcos Valério por todos os crimes dos quais o réu é julgado 

Juiz vota de acordo com as Leis e com a sua Consciência!

Retirei esta fala do Blog Espaço Aberto.
Não estou aqui me posicionando a favor do voto do Ministro Lewandowsk, e sim concordando com seu pensamento de que o juiz julga de acordo com as Leis e com sua Consciência! Juiz deve ser independente, atuar de forma integra e moral.


"Já esperava as críticas, as incompreensões, isso faz parte do nosso trabalho. Mas eu tenho certeza de que o Brasil quer um Judiciário independente, um juiz que não tenha medo de pressões de qualquer espécie. Eu acho que o juiz não deve ter medo das críticas porque o juiz vota ou julga com sua consciência e de acordo com as leis. Não pode se pautar pela opinião pública."

Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal e revisor no processo do mensalão, após proferir um voto em defende a absolvição do deputado federal petista João Paulo Cunha.