Bem Vindos...

Primeiro, desejo as boas vindas a todos que visitam o Blog.


Neste espaço, pretendo expor um pouco dos meus pensamentos sobre diversas coisas: atualidades, política, Direito e tudo mais aquilo que julgar interessante e tiver um pouco de conhecimento para dividir.


Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas espero respeitar e ser respeitado nas minhas opiniões, pois "todo ponto de vista é a vista de um ponto..."



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pequenas percepções...

É interessante como percebemos que o tempo vai passando, que estamos a envelhecer...
Sei que parece meio esquisito, um tanto quanto melancólico, uma pessoa de 22 anos escrever sobre isso, mas são pequenas percepções, longe de ser um texto saudosista ou melancólico.
Bem, vamos ao que interessa...quais essas percepções? O que as motivaram?

Recentemente houve mudanças nas normas gramaticais, acentos foram retirados, tremas foram extintos, hífens deixaram de ser usados, enfim, pequenas e grandes mudanças que até agora não sei ao certo, pois confesso que ainda não me preocupei em fazer uma atualização, ou melhor, ainda não tinha me preocupado... 
E o que porque isso me faz perceber que estou envelhecendo?
Ora, é simples, a nova geração, as crianças, já vão aprender a nova gramática, e se nós, brasileiros que aprenderam e utilizam as antigas regras gramaticais não nos atualizarmos, essas crianças vão passar a nos corrigir mais adiante, corrigir nossos escritos, e vão falar: "Nossa, como o papai escreve mal...", ou então, "Eras, antigamente era esquisito o jeito de escrever...".
E isso faz me faz refletir que hoje nós falamos isso quando vemos escritos muito antigos, e brevemente, nossos filhos, sobrinhos, primos, vão falar isso de nós...

Outro motivo que me levou a perceber que o tempo está passando, são as mudanças em nomes de ruas...
Ora, quem nunca ouviu um pai ou mesmo avô chamar a avenida Fernando Guilhon de Conceição? Pois é, hoje em dia, os nomes de ruas estão mudando de novo, a avenida 1º de dezembro passou a se chamar João Paulo II, em homenagem ao Papa; a Avenida 25 de setembro virou Romulo Maiorana; e agora, a Travessa Mariz e Barros, vai voltar a se chamar Estrela, como queria o filósofo Benedito Nunes...

É meus amigos, o que passo a perceber é que muito em breve, os mais novos vão nos olhar e achar velhos, pois ainda estaremos chamando a João Paulo II de 1º de dezembro e usando hífens e acentos agudos em palavras que já não mais necessitam...

O tempo passa...e nós precisamos nos atualizar...

3 comentários:

  1. como já diria a letra da musica... "o tempo não pára".... Ivana..

    ResponderExcluir
  2. Tô tão desatualizada que nem sabia das mudanças de nomes da 25 e da Mariz... ¬¬
    Nara

    ResponderExcluir
  3. cronista é assim dá alma de poesia a simples fatos ou coisas da vida. Escreves com leveza, bom humor, gosto disso! Brnknh

    ResponderExcluir