Bem Vindos...

Primeiro, desejo as boas vindas a todos que visitam o Blog.


Neste espaço, pretendo expor um pouco dos meus pensamentos sobre diversas coisas: atualidades, política, Direito e tudo mais aquilo que julgar interessante e tiver um pouco de conhecimento para dividir.


Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas espero respeitar e ser respeitado nas minhas opiniões, pois "todo ponto de vista é a vista de um ponto..."



sábado, 18 de junho de 2011

Tablet brasileiro poderá ter internet 'de fábrica'

Tablet brasileiro poderá ter internet 'de fábrica'
Publicidade

Operadoras de telefonia móvel querem pegar carona na fabricação de tablets no Brasil para embarcarem seus chips de internet 3G, informa reportagem de Camila Fusco para a Folha.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Logo após o licenciamento das oito empresas que receberão o incentivo fiscal de 31% para produzir localmente, as companhias de telefonia móvel já começam a se articular para tentar acordos com fabricantes.

"Algumas operadoras já procuraram o governo para saber quais são as empresas licenciadas e tentar embarcar seus chips", disse à Folha o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações.

A busca das operadoras é por fabricantes dispostos a embutir seus chips antes mesmo de o tablet sair da linha de produção.

Segundo a Folha apurou, TIM e Vivo são as mais interessadas no acordo.

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado.


________________________________

Tomemos Cuidado...
           A notícia acima é com certeza um avanço na questão de difusão de tecnologia em nosso país, e, certamente, a decisão do Governo de conceder isenção fiscal para tablets fabricados no Brasil, e futuramente, a televisores e telefones, como aparece em outra matéria do mesmo site, é uma atitude de inclusão digital.
           Porém, temos de tomar cuidado com os rumos que as coisas podem tomar. Seria muito ruim para o consumidor ter que adquirir tablets já com chips de operadoras, pois, neste momento, estaria não só adquirindo o produto tablet, mas se vinculado também aos serviços da operadora de telefonia, e isto, sem dúvida nenhuma seria venda casada, o que claramente é prejudicial para a livre escolha do consumidor.
           A única coisa que penso, é que o governo deve ficar atento, e ao invés de permitir que o chip de telefonia venha dentro do aparelho, fazer com que venha um modem instalado que possibilite ao consumidor inserir facilmente o chip da operadora de sua preferência.

Brenno Morais Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário