Bem Vindos...

Primeiro, desejo as boas vindas a todos que visitam o Blog.


Neste espaço, pretendo expor um pouco dos meus pensamentos sobre diversas coisas: atualidades, política, Direito e tudo mais aquilo que julgar interessante e tiver um pouco de conhecimento para dividir.


Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas espero respeitar e ser respeitado nas minhas opiniões, pois "todo ponto de vista é a vista de um ponto..."



domingo, 13 de julho de 2014

A Copa no Brasil foi um Casamento Indiano!


Análise: Quem veio com medo de ser assaltado, volta com boas recordações

SHOBHAN SAXENA
ESPECIAL PARA A FOLHA

SHOBHAN SAXENA é o primeiro correspondente indiano a ter vivido e trabalhado no Brasil. Residindo em São Paulo, fez reportagens para o "Times of India", "The Hindu" e a BBC South Asia

Faltando poucos dias para a primeira partida da Copa do Mundo, enquanto estádios recebiam os retoques finais, muros de rodoviárias eram pintados e cadeiras no aeroporto eram polidas, não pude deixar de pensar em um casamento indiano.
Os casamentos na Índia são eventos cheios de detalhes, mas, até o grupo do noivo chegar à casa da noiva, a cena é de caos: luzes sendo instaladas, decorações de flores sendo feitas, a comida sendo experimentada e mulheres correndo de um lado a outro com seus vestidos e joias. Quando a noiva surge, a música começa a tocar e, de repente, cada coisa vai para seu devido lugar. É o melhor exemplo de caos organizado.
É assim que o Brasil estava parecendo antes de a bola começar a rolar em São Paulo, em 12 de junho. Mas, assim como em um casamento indiano a cena muda com a chegada da noiva, aqui tudo começou a entrar no ritmo da música depois de Neymar colocar a bola dentro do gol da Croácia pela primeira vez.
Então a Copa do Mundo começou a parecer uma máquina bem lubrificada em que cada engrenagem estava funcionando à perfeição.
Para ser franco, as coisas não foram tão deprimentes quanto imaginamos. Durante as partidas da Copa, viajei a quatro cidades brasileiras e não enfrentei um único problema. É a mesma história com todos os jornalistas, locais e estrangeiros. Todos têm elogios a fazer à "Copa das Copas". Os estádios são excelentes, com ambiente perfeito. Os voos foram pontuais e as filas nos aeroportos, curtas e rápidas. Os hotéis foram calorosos e eficientes. E mesmo os muito criticados motoristas de táxi têm sido prestativos e simpáticos.
Mas o maior ponto positivo para o Brasil nesta Copa do Mundo tem sido o seu povo. Estive com jornalistas europeus que se perguntavam por que as pessoas são "tão simpáticas e sempre sorridentes". Dois jornalistas indianos me perguntaram várias vezes se "as pessoas são sempre tão acolhedoras". Quem veio para cá temendo ser assaltado, vai voltar levando recordações de cantorias, dança e festa nas ruas.
É claro que a derrota do Brasil na semifinal esfriou o ânimo. O Brasil perdeu a Copa em campo, mas conquistou o mundo fora de campo.
Na Índia, costumamos dizer brincando que no final tudo ficará bem, e, se não ficar, ainda não será o final. Mas, no Brasil, tudo estava bem antes mesmo da final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário